Kitsch: a pedra fundamental da orkutização

Começo a pensar que a internet é como um metamapa de nossas vidas, do nosso mundo. E penso que essas “mídias sociais” são como um deserto (do Saara, quem sabe?), em que as pessoas são beduínos que migram de oásis para oásis, levando em seus camelos apenas o que conseguem levar. Na internet a bagagem é aquilo que carregamos e acumulamos desde o berço: o saber. O que o sujeito sabe é o que ele é, e traduz-se na maneira como ele se porta. É o Capital Social.

Logo, esses nômades estão sempre em busca de um terreno fértil onde possam assentar. Mas carregam consigo aquilo que vem de antes, e onde quer que estejam, adaptam seu acampamento aos terrenos. A analogia é do oásis com as diversas plataformas sociais existentes na internet, e a bagagem dos camelos é a linguagem que constitui a cultura.

Dessa forma pode ser explicado um dos fenômenos mais odiados entre os usuários do facebook no Brasil, a chamada “Orkutização” (é, de novo), que além de um fluxo gigante de spam e conteúdo de alto nível kitsch, é também o retrato da expressão digital de um povo. Não é mais uma questão de plataforma, nem uma consequência da “inclusão digital”. São tão díspares as classes sociais postando as mesmas correntes e outros tipos de mensagem “mastigada”, que é possível afirmar uma universalidade do fenômeno. E isso é algo além dos acessos às culturas, pois compreende também o acesso às linguagens, ferramentas culturais de mixagem de conteúdo.

Pra entender melhor, deveríamos estudar com mais ateção o kitsch e os fatores culturais ligados a ele. Enfim, tenha uma boa tarde.

Uma resposta em “Kitsch: a pedra fundamental da orkutização

  1. Pra entender o que é a internet, assista Serial Experiments Lain, que, por sinal, foi lançado quando a net ainda era uma criança.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s