itinerância hereditária

O vô falou pouco antes de eu sair que ele foi até Porto Alegre pelos seus 16 ou 17 anos. Botou a mochila nas costas e foi. Desceu de Brusque, passou por Florianópolis e Aranguá, até atravessar a fronteira com o Rio Grande do Sul, antes de 1945. Depois de visitar a capital gaúcha, subiu a serra e visitou o interior do estado até chegar em Santa Maria e subir pelo velho-oeste catarinense. Foi até a divisa com o Paraná, em Porto União, descendo por Videira (diz ele que um homem o chamou pra trabalhar e morar lá. O que seria de mim né?) e voltando pra casa por Blumenau.

Alguns anos depois ele viajaria pro Rio de Janeiro, onde seria projetista de cinema e compraria sua primeira bússola, o que definiria sua profissão pro resto da vida: medidor de terras. Um desbravador nato.

O motivo? O mesmo que o meu, da minha mãe, dos meus tios e dos tios dos meus tios: botar a mochila nas costas e caminhar o mundo.

(essa é a única foto que consegui.)

5 respostas em “itinerância hereditária

  1. Tem ainda uma veia de descendência bugre (índios meio nômades), por parte da tua avó…! Que sina!

  2. … Tem tudo isso…. e mais, muito mais: uma busca. Alguns nascem com esse “buraco” e precisam andar e andar acreditando que em algum lugar vão achar um “remédio” para o desassossego da alma!

  3. Pingback: Samuel Cardeal e os “Poemas Naturais” | implosão do sentido

  4. É que o caminho da vida se faz mesmo é andando….e a cada passo vamos juntando os pedaços de nós mesmos que encontramos pelo mundo…como um “sangue” que caminha pelas veias e não cansa de percorrer sua sina, indo e voltando, sempre à solta, sempre em busca, sempre em frente, mesmo que depois distante de si mesmo…é assim que nos encontramos, que nos perdemos, que, por fim, SOMOS!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s